Br:Novidade01

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23 de Novembro de 2002

  * Feito customizável o texto "(hero) has no spells". Existe mais
    alguma sequência de texto que eu esqueci?

  * Corrigido o mini-mapa quando mostrado de uma loja, assim ele funciona
    como o mini-mapa do menu ou F1

  * Adicionado um tipo de alvo de ataque que pode mirar apenas heróis
    mortos

  * Adicionados comandos plotscripting de posicionamento perfeito de pixel:
    put hero, put npc, put camera, hero pixel x, hero pixel y, NPC pixel x,
    NPC pixel y, camera x, camera y

  * Corrigido um bug que fazia o herói tornar-se mal-alinhado com as
    tiras de mapa se você tentasse montar um veículo que já estivesse
    em movimento

  * Adicionado "Save and continue editing" ao menu "Exit"

  * GAME.EXE e CUSTOM.EXE podem agora ambos detectar quando você tenta
    executar uma segunda instância do programa sem antes fechar a primeira

  * Adicionados os comandos plotscripting "hero by slot" e "hero by rank"
    que são os opostos de "find hero" e "rank in caterpillar"

  * Adicionados os comandos plotscripting "teach spell", "forget spell",
    "read spell", "write spell", "knows spell", e "can learn spell"

  * Adicionado um cabeçalho quando você ensina uma magia a um herói
    de um item

  * Atualizado HSPEAK.EXE paraq tolerar os fins-de-linha corrompidos
    inseridos às vezes em scripts sob o Windows XP

  * Devido a demanda popular, ataques do tipo "set-to-percentage" agora
    mostram a diferença entre o antigo e o novo valor do status alvo
    (use o bitset "do not display damage" se você quiser o comportamento
    antigo)

  * Adicionado um bitset de ataque para dano que é calculado e exibido mas
    não infligido realmente. Bom para magias do tipo "scan" (escaneamento)

  * Bitsets elementais em equipamentos agora funcionam

  * Adicionado o mostrador de resistência/fraqueza elemental à tela de
    status no GAME.EXE. Pressione a tecla "Use" (uso) para ligá-lo e
    desligá-lo. Aperte a tecla "Cancel" para sair do status

  * Adicionadas as aflições veneno, regeneração, e atordoamento em batalha.
    Para usá-las, crie ataques que visem o novo status alvo "Affliction
    Register". Por exemplo, dano causado ao registro de veneno será
    repetido como dano po envenenamento. Dano causado ao registro de
    atordoamento vai se tornar o número de segundos que o alvo fica
    atordoado. Atualmente não há indicador visual de aflições! Isto será
    adicionado depois

  * Grandiosamente melhorado o editor de fonte. Você agora pode editar 224
    caracteres de texto, copiar e colar, e importar/exportar arquivos
    fonte (ohf). Adicionados três fontes exemplos importáveis no diretório
    IMPORT, ASCII, Japonês, e Cirílico

  * Adicionado um pegador de caracteres acessível de qualquer campo de
    entrada de texto pressionando-se ALT+SPAÇO [Editar: CRTL+SPAÇO]

  * Adicionado o submenu "Import New Master Palette" ao menu "General
    Game Data". Agora você pode importar diretamente paletas novas criadas
    com os utilitários Neo's PalEdit e 2MAS (note que importar uma paleta
    nova contorcerá todos os seus gráficos existentes, então isto é 
    realmente útil apenas para novos arquivos RPG)

  * Várias otimizações de memória, numa tentativa de favorecer a redução
    do limiar "Not Enough Conventional DOS Memory"

  * Corrigido o comando plotscripting "set default weapon"

  * Corrigida a habilidade quebrada "Require Tag" nas lojas

  * Corrigida a quebra que poderia ocorrer após recarreguar a passabilidade
    padrão de um mapa extenso

  * Corrigidos bugs envolvendo a exibição de conjunto de tiras no GAME.EXE.
    Se você localizar mais algumas situações onde um conjunto de tiras é
    exibido, uma imagem de fundo falhe em ser exibida, ou um mapa falha
    em reaparecer após uma imagem de fundo, por favor me avise

  * Corrigido o bug que tornava impossível para um script contendo um
    comando "wait for key" terminar quando executado em um mapa com um
    script de pressionamento de tecla ativo

  * Corrigido o operador do script de pressionamento de tecla, assim você
    pode segurar uma tecla sem suspender todos os outros scripts. Eu estou
    um tanto certo que isto não vai quebrar os scripts existentes de
    pressionamento de tecla de ninguém, mas deixe-me saber se você tiver
    qualquer problema

  * Corrigido um bug onde se você estivesse segurando uma tecla e então
    teclasse uma segunda sem soltar a primeira tecla, o operador de script
    de pressionamento de tecla poderia não ser disparado mesmo que a
    primeira tecla estivesse pressionada ainda

  * Corrigido um erro obscuro de plotscripting que poderia causar
    comportamento estranho após executar um script _muito_ grande

  * Várias correções de bugs triviais

27 de Fevereiro de 2002

  * A última correção de som resolveu o problema para algumas pessoas,
    mas não todo mundo. Esperançosamente isto fará o som voltar do modo
    que era em 11 de Junho de 2002

25 de Fevereiro de 2002

  * À custa de liberar um K ou dois de memória para baixar o limiar
    "Not Enough Conventional DOS Memory", que tem vagarosamente e
    gradativamente aumentado conforme eu adiciono características

  * Corrigido um bug que fazia o conjunto de tiras de mapa serem mostradas
    se você abrisse o menu enquanto um comando plotscripting "show
    backdrop" estivesse ativo

  * Corrigido o bug que evitava que NPCs fossem desenhados sobre os cantos
    de um mapa entrelaçado

  * Raspadas as mudanças para a definição de música que faziam a
    autodetecção da placa e a leitura INI juntamente. Eles quebraram a
    música para muitas pessoas, e eu não tive nenhuma notícia deles
    corrigindo a música para ninguém. A placa de som é agora detectada
    cegamente exatamente como era na versão de 11 de Junho de 2001

19 de Fevereiro de 2002

  * Uma mudança no código da placa de som que vai esperançosamente
    corrigir os novos problemas de som introduzidos na última atualização.
    (se não corrigir, eu vou regressar ao código de som de 11 de Junho de
    2001)

  * Mais outra correção para a característica "Dont restore HP/MP at
    levelup", que tem sido provavelmente o maior bug na história do
    programa inteiro. Eu estou completamente confiante que eu fiz isto
    certo desta vez :)

14 de Fevereiro de 2002

  * Corrigido o bug que provocava comandos "wait" sob certas circuntâncias
    para esperar um ciclo de jogo mais longo do que ele necessita ser.
    Isto pode fazer alguns plotscripts complexos rodarem um pouco suaves

  * Corrigido um bug que impediam você de pegar itens da batalha se você
    impacientemente mantivesse o botão apertado para pular mensagens de
    vitória

  * Informação de calibração de controle (joystick) é agora salva e
    restaurada para o arquivo (JOYSET.INI) assim você não tem que
    re-calibrar cada vez que joga. Note que o controle vai permanecer
    desativado até que você use um botão do controle para avançar a
    tela de título de um jogo

  * Adicionado uma opção de menu o editor de mapa para recarregar a
    passabilidade padrão para o mapa inteiro

  * Jogos salvos agora salvam e restoram as posições de todos os quatro
    heróis, ao invés do líder apenas

  * Corrigido um bug introduzido na versão de 8 de Junho de 2001 que
    fazia plotscripts travarem se você tentasse usar um comando "wait
    for NPC" em um NPC qua não existia realmente no mapa

  * Implementado o roubo. Para testá-lo, faça um ataque com o bitset
    "Steal item" ligado, e tenha certeza de fornecer a seus inimigos
    alguns itens roubáveis no editor de inimigos

  * Alterada a tecla de debug F6. Agora ao invés de inutilmente girar a
    câmera para o centro do mapa, segurando a tecla F6permite que você
    gire a câmera livremente com as setas (F5 para retornar ao herói)

  * Adicionada checagem de erro para acessar váriaveis globais de scripts
    fora-de-alcance (variáveis com números ID maiores que 1024)

  * Brian corrigiu o código ASM para importar arquivos BMP assim sprites
    importados não mais perdem sua linha apropriada de pixels. Yay!

  * Re-escrito o menu de ataque e o menu de inimigos para econimizar
    memória e fazer alterações futuras facilmente. Qualquer pequena
    diferença que você veja nestes menus são resultado da reescrita

  * Re-habilitado o copiar e colar com o CTRL+C e CTRL+V na edição
    de gráficos. Paletas são movidas copiando e colando com ALT+C e
    ALT+V

  * Adicionados cabeçalhos de ataque que podem ser exibidos no fundo
    da tela quando você usa um ataque

  * Re-corrigido o bug "Do not Restore HP on Levelup" que tinha ressurgido
    DE NOVO. Adicionei vários comentários ao código para evitar que eu
    perca isto de novo :)

  * Adicionada a habilidade de desequipar um item por vez

  * Corrigido o bug que evitava a arma padrão de ser equipada quando
    você desequipa uma arma com plotscript

  * Grandiosamente implementada a captura de quebras. Se GAME.EXE ou
    CUSTOM.EXE quebrarem, eles agora vão mostrar e terminarem limpos,
    ao invés do antigo comportamento de sujar a tela e travar :)

  * Corrigido uma quebra no menu de item no GAME.EXE quando você movia o
    cursor para a direita do fundo do menu

  * GAME.EXE pode agora ler e alternar endereços para encontrar um placa
    de som. Para fazer isto, baixe
    http://HamsterRepublic.com/dl/bam_port.zip e leia o arqivo .TXT incluso
    (eu espero que isto ajude apenas uma categoria muito pequena de
    usuários BAM com problemas)

  * Corrigido o bug que evitava a quarta lista de magia dos heróis de
    funcionar se ela tivesse sido definida para o tipo: Random

  * Quase todo simples menu em CUSTOM suporta agora PGUP PGDN HOME END e
    entrelaçamento (a única exceção conhecida é o menu de status no
    editor de heróis)

  * Entrada de senha está agora com saída em asteriscos para proteger de
    espiões que olham sobre seu ombro

  * Expandido o menu "Edit Global Text Strings"para permitir a você mudar
    cada pedaço de texto em seu jogo. Me avise se esqueci alguma coisa.
    (e eu provavelmente esqueci umas poucas coisas)

  * Corrigido o bug que fazia o jogo parecer travado se você pressionasse
    a tecla de menu exatamente quando passase por uma porta (o menu ficava
    aparecendo e bloqueando o aparecimento da imagem (fade-in))

11 de Junho de 2001

  * Reparado o bug brilhante na última versão que ocasionava a corrupção
    no editor de gráficos quando o amortecedor (buffer) desfazer (UNDO)
    excedia a capacidade (e no processo, encontrado um meio de fazer o
    "UNDO buffer" 5 vezes maior :)

  * Expandido o menu "Edit Stat Names" para tornar-se o menu "Edit Global
    Strings" que lhe fornece a habilidade de mudar vários outros textos
    fixos no GAME.EXE. Eventualmente todos os textos devem ser
    customizáveis, mas este será um processo gradual nas próximas
    atualizações

08 de Junho de 2001

  * Limpo o editor de lista de magia dos heróis em um menu de duas colunas
    onde você pode realmente digitar em todos os valores

  * Você agora pode digitar o número do inimigo no editor de formação

  * Melhorado o menu de seleção de mapa para mostrar nomes longos de map
    e suportar PGUP e PGDN

  * Corrigido um bug que evitava que a música fosse tocada quando você
    saía e recarregava um jogo salvo em um mapa com a mesma música

  * Corrigido o travamento na batalha quando "pause on battle menus"
    está ativo e um herói morre quando o menu está aparecendo.

  * Adicionado um bitset de veículos para desabilitar a sombra quando você
    está voando

  * Atualizado o compilador de plotscrit para suprotar := como uma
    alternativa para "set variable" (se por algum motivo estranho você
    ainda estiver usando o antigo HSPEAK versão 1, isto pode causar alguns
    probelmas de compatibilidade. Se você estiver usando o antigo HSPEAK
    me avise, e eu vou ajudar)

  * Corrigida a quebra causada por passar um ID de NPC fora-de alcance para
    certos comandos plotscripting

  * Corrigido um bug que evitava que NPCs dependentes de tag aparecessem
    imediatamente após a mudança de sua tag

  * Corrigido um bug que poderia fazer NPCs engasgarem em meio movimento
    quando você abria o menu ou uma caixa de texto

  * Adicionados dois comandos plotscripting para pegar referências de NPCs
    as quais você pode armazenar em variáveis para depois usar com muitos
    outros comandos relacionados a NPC. Manipular NPCs por referência é
    mais rápido que manipulá-los por ID, e referências permitem a você
    manipular qualquer cópia de um NPC não apenas a primeira no mapa. Os
    novos comandos são "NPC reference" e "NPC at spot"

  * Atualizados os seguintes comandos plotscripting para aceitar
    referências de NPCs em adição aos números ID: waitforNPC, setNPCframe,
    camerafollowsNPC, NCx, NPCy, walkNPC, setNPCdirection, setNPCposition,
    NPCdirection, NPCiswalking, walkNPCtoX and walkNPCtoY. AlterNPC e 
    setNPCspeed _não_ suportam referências de NPC porque ambas mudam dados
    que são os mesmos para cada NPC no mapa

  * Adicionados novos comandos plotscripting getNPCid, NPCcopycount, 
    changeNPCid, createNPC, destroyNPC, useNPC, e getherolevel. Veja o
    dicionário plotscripting para mais informação

  * Adicionada a característica DESFAZER ao editor de mapa e ao editor de
    Aprite (atalho do teclado CTRL+Z para ambos).

  * Corrigidos vários comandos plotscripting que aceitavam valores
    retornados por "find hero". Quando "find hero" não pode encontrar um
    herói em especial ele retorna -1. Vários comandos estavam tratando
    -1 como 0, afetando então o líder quando ele não deveria estar fazendo
    nada contudo. Se você tiver um script que era usado bem mas parou de
    funcionar direito nesta versão, verifique se você está usando
    corretamente o comando "find hero"

  * Tecla PAUSE não se comporta mais como a tecla USE

  * Corrigida uma quebra no menu "Equip" em jogos que não tinham itens

  * Corrigido os comandos plotscripting defeituosos "suspendoverlay" e
    "resumeoverlay"

  * Uma variedade de outras correções menores

22 de Maio de 2001

  * Adicionado o arquivo incluso de plotscript scancode.hsi que possui
    nomes amigáveis para o escaneamento de códigos usados com "key is
    pressed"

  * Corrigido um bug que permitia a você começar um novo jogo sem dirparar
    o escript de novo jogo se o primeiro slot (fenda) estivesse vazio mas
    outro slot salvo estivesse sendo usado

  * Você agora pode importar conjunto de tiras de mapa inteiros de arquivos
    BMP de 24-bit como você importa telas de fundo

  * Sob Windows 9X/ME/NT/2K (e também OpenDos e _talvez_ OS/2), CUSTOM.EXE
    pode agora ler nomes de arquivos maiores que 8 letras quando olhando
    arquivos BAM e BMP e HS para importar. Nomes de arquivos longos para
    arquivos RPG ainda _não_ são suportados

  * Adicionada nova tecla de depuração F10 que mostra o status do
    interpretador de plotsripts

  * Adicionados os comandos plotscripting "hero is walking",
    "NPC is walking"

  * Corrigida a escrita dos comandos plotscripting "suspend caterpillar"
    e "resume caterpillar". As antigas versões erroneamente escrita ainda
    funcinam para compatibilidade

  * Adicionado disparo de plotscript de carregamento de jogo assim você
    pode escolher um plotscript que vai rodar automaticamente toda vez que
    você carregar um jogo  salvo

  * Adicionados três disparadores de plotscript específicos para mapa:
    instead-of-battle, each-step, e on-keypress

  * Adicionado um capítulo sobre maneiras diferentes de disparar um 
    plotscript ao plotscripttutor.html

  * Corrigida a tag "hero-is-leader"

  * Corrigido um erro que fazia "script # became stateless" (e outros
    erros) quando scripts eram ativados juntos

  * Corrido um erro no comando "set hero picture" que limitava o máximo
    de figuras de caminhada que você poderia definir a seu herói pelo
    número máximo de figuras de batalha do herói

  * Várias correções de pequenos bugs

05 de Abril de 2001

  * Adicionado um agradável visualizador de paletas de 16 cores que você
    pode usar para selecionar sua paleta. No editor de sprite ele é 
    acessado clicando no número da paleta ou apertando P. Você pode também
    usá-lo nos editores de heróis, inimigos, ataques, itens e NPCs
    pressionando ENTER no número da paleta

  * Corrigido um bug que estava me fazendo sentir muito estúpido que fazia
    os comandos de ajuste de paleta/figura do herói quebrarem

  * Corrigidos os bugs de prévia de paleta no editor de NPCs e ataques

  * Corrigido o bitset deveículo "dont hide hero"

  * Corrigido um bug quando usando a tecla CAPSLOCK para escolher um
    tira no modo tiras de mapa quando a tira que você estava pegando estava
    animada

  * CUSTOM.EXE vai agora carregar e usar corretamente um paleta mestre
    alterada se seu arquivo RPG contiver uma (atualmente não há um suporte
    embutido para alterar a paleta mestre, mas há utilitários de terceiros
    que podem alterá-la)

  * Adicionada uma tela importunante ao CUSTOM para lembrar as pessoas de
    fazerem cópias backup (reserva) de seus trabalhos, na esperança de que
    futuras tragédias de perda de dados possam ser advretidas :(

31 de Março de 2001

  * Adicionados os comandos plotscripting: set hero picture, get hero
    picture, set hero palette, get hero palette, read global, write global

  * Máximo de paletas de 16 cores é agora 32767 ao invés de 99. (e elas
    utilizam menos memória que antes também!) Esta mudança requereu uma
    re-escrita total do sistema manipulador de paletas, assim fique atento
    para bugs relatados de paleta e noticie qualquer coisa que você
    encontrar

  * Corrigidos os problemas no editor de mapas após redimensionar ou
    deletar um mapa

  * GAME.EXE não quebra mais tentando abrir um arquivo RPG apenas leitura
    (isto significa que deve ser possível jogar arquivos RPG de um CD-ROM)

  * Corrigido o bug que evitava que arquivos fossem exibidos quando seu
    atributo "Archive" (arquivo) estava deligado

  * Corrigido o bug em HSPEAK.EXE que fazia ele compilar para o arquivo de
    saída errado quando você tentava compilar um arquivo script sem
    extansão de nome de arquivo

  * Se GAME.EXE falhar em encontar OHRRPGCCE.FNT então ele carrega o
    sistema ROM 8x8

  * GAME.EXE mostra seu número de versão na tela de seleção de arquivo

  * Realmente corrigido os bitsets "dont restore HP/MP on levelup".
    Honestamente! Eu testei eles! Tanto ligado quanto desligado! Eles
    finalmente funcioanam realmente da maneira que eles deveriam! ...
    Eu espero :)

27 de Fevereiro de 2001

  * Após a batalha, dinheiro e experiência apenas são mostrados se você
    realmente adquiriu mais que zero

  * Adicionada uma prévia de formação de batalha no editor de conjunto de
    formação

  * Digitando um número no editor de conjunto de formação não mais fica
    próximo de 1

  * Alvo do tipo aliado-incluindo-mortos agora funciona fora da batalha

  * Se dois heróis usarem o mesmo item ao mesmo tempo em batalha, apenas
    o primeiro será sucedido e a contagem do item não se tornará negativa

  * Corrigido um bug de menu no editor de lojas quando uma loja continha
    tanto heróis quanto itens

  * Disparar um escript que já está rodando atualmente agora falha
    silenciosamente sem mostrar uma mensagem de erro ou interromper
    o script que está rodando

  * Adicionado um bitset nas preferências gerais para permitir o duplo
    acionamento de um script que já está rodando atualmente (uma boa
    maneira de fazer seu jogo quebrar se você não souber o que está
    fazendo :)

  * PageUP e PageDOWN funcionam no menu de edição de item no CUSTOM

  * Maior buffer de animação na batalha para evitar travamentos como o
    que acontecia em ORIGIN 

  * Corrigidos os tipos de puxabilidade "Horizontal" e "Vertical" de NPCs

  * Não é mais possível nomear tags não existentes acima de 999

  * Corrigido um bug duradouro que fazia scripts quebrarem se você tentasse
    retornar (return()) um valor

  * Corrigido o quarto menu de magia dos heróis

  * Corretamente empregados conflitos de nomes caso-insensível (minúsculas
    e maiúsculas indiferentes) em arquivos HSI exportados

  * Corrigido o comando plotscripting equipwhere

  * Heróis são agora corretamente Y-arrumados

  * NPCs com velocidade zero não ficam engasgados quando forçados a
    moverem-se

  * Você pode agora definir os dados de passabilidade padrão no editor de
    tiras de mapa que serão automaticamente aplicadas à tiras quando você
    as coloca no mapa. Modo de mapeamento de parede regular no editor de
    mapa ainda está disponível como era para fazer exceções e ajustes finos
    na passabilidade

  * Uma nova, mais rápida, melhor otimizada versão do compilador
    plotscripting HSPEAK.EXE (HssED também foi atualizado)

  * Adicionadas mais 13 músicas clássicas a coleção livre de BAM, graças a
    JD Shear

  * Corrigido RPGFIX.EXE para rodar em DOS real

  * Umas poucas correções de bugs triviais que ninguém vai saber

09 de Dezembro de 2000

  * Ampliada a coleção de música BAM livre, com muitos agradecimentos a 
    Shael Riley

  * Adicionada procura de texto no editor de caixas de textos

  * Fortalecida a checagem de erro para dados corrompidos

  * Corrigido um bug de travamento no menu de aparência de herói

  * Corrigido o bug que evitava que os bitsets "dont restore HP on levelup"
    e "dont restore MP on levelup" funcionassem corretamente

  * Anúncio de quando você aprende uma magia de um "levelup" (aumento de
    nível)

  * Você pode ter  múltiplos "levelups" após uma batalha se você adquirir
    experiência suficiente

  * Adicionados novos status-base de dano "previous attacka", "Last damage
    to attacker" e "Last damage to target"

  * Adicionadas novas classes de alvo "Revenge (last hit)", "Revenge (Whole
    Battle)", "Previous Target" e "Stored Target"

  * Adicionado o bitset de ataque "Store Target" que memoriza o alvo para
    usar mais tarde com ataques da classe "Stored Target"

  * Adicionado o bitset de ataque "Autotarget" que selecionado um alvo
    automaticamente quando usado por um herói

  * Dano de porcentagem mostra agora o quanto ele mudou o status alvo
    (a menos que o bitset "Do Not Show Damage" esteja ligado)

  * Cancelando uma importação de BMP no editor de sprite não mais pergunta
    pela questão da paleta

  * Corrigido os ajustes esquecidos de ataque dos inimigos "spread-ally-
    not-self" e "spread-ally-including-dead"

  * Corrigido um bug que poderia ocasionalmete fazer ataques que miram
    heróis falharem aleatóriamente sob certas circunstâncias

  * Corrigido um bug que evitava que itens raros fossem mostrados após a
    batalha

  * Em CUSTOM.EXE você pode agora visualizar o nome de suas tags digitando
    seu número ao invés de passar por todas elas. (Pessoas com nomes de
    tags em jogos existentes vão precisar passar por todas elas antes que
    isto vá funcionar)

  * Quando GAME.EXE é executado, ele checa seu próprio nome de arquivo. Se
    ele foi renomeado para qualquer outra coisa que não GAME.EXE então ele
    vai tentar automaticamente carregar um arquivo RPG com o mesmo nome
    do mesmo diretório. Isto significa que se o nome de seu jogo for 
    QUEST.RPG então você pode distribuir uma cópia do GAME.EXE renomeado
    para QUEST.EXE junto com ele e tornar isto agradável e fácil de usar
    para usuários executarem seu jogo

  * GAME.EXE não mais necessita OHRRPGCE.MAS (mas CUSTOM.EXE ainda precisa
    dele)

  * Suprido o aviso se OHRRPGCE.FNT estivesse perdido quando você começasse
    um arquivo RPG específico da linha de comando ou de um GAME.EXE
    renomeado (embora sem o OHRRPGCE.FNT, o "Loading..." não aparecerá)

  * Corrigido o bug no comando plotscripting "check tag" assim ele retorna
    1 quando a etiqueta é verdadeira ao invés de -1

  * Corrigido o bug no cálculo de dano que fazia a defesa ser usada 
    incorretamente nos ataques "Sharp", "Blunt", e "Pure"

  * Adicionado um bitset para simular o antigo bug de level-up (aumento de
    nível) encontrado em versões muito antigas do GAME.EXE e uma tecla de
    depuração (F7) para ligar e desligar isto. Esta ajuda é para jogar
    jogos antigos e obsoletos como FUABMX que dependem do bug para
    dificuldade própria... ou você pode também habilitá-lo se você ficar
    feliz em fazer um jogo que poderia beneficiar-se de bonus de
    equipamentos de heróis sendo adicionados em suas características sempre
    que você sobe de nível. Você está feliz, Rya? :)

  * Adicionadas novas teclas de depuração F8 e F9 para editar duramente os
    dados gen() e gmap(). Isto provavelmente não significa nada para
    ninguém a não ser eu, mas elas podem ser divertidas para bagunçar com
    seu jogo e tentar quebrá-lo :)

15 de Setembro de 2000

  * Adicionados os caomandos plotscripting unequip, forceequip, equipwhere,
    checkequipment, getdefaultweapon, setdefaultweapon, e rankincaterpilar

  * Corrigido um erro estúpido e embaraçoso no comando NPC direction

  * Botões de Joystick comportam-se mais como teclas de teclado

  * Modo de depuração de tag agora permite-lhe desligá-las (off) com CTRL-
    e ligá-las (on) com CTRL+

  * Mudar mapas enquanto uma imagem de fundo está sendo mostrada não mostra
    mais o conjunto de tiras

  * Passear em um veículo que possui o uso de portas desabilitado não
    desabilita o comando plotscripting use door, ou portas que são
    forçadas por caixas de texto

  * Teclas de depuração podem ser desabilitadas por um bitset no menu de
    dados gerais do jogo (General Game Data)

  * Adicionadas duas teclas de debug para o modo de batalha: CRTL+F4 foge
    de qualquer batalha, e CTRL+F5 lhe dá um milhão de experiência

  * Corrigido  um bug duradouro que afetava ambos os comandos plotscripting
    "use door" e "teleporttomap", que causavam erros "noop" em certas
    circunstâncias-- Woo! Eu tenho caçado eles por muitoooooo tempo!
    Sinto-me grande em corrigí-lo! ... Espero que eu não tenha criado
    nenhum bug novo no processo :)

  * O comando plotscripting teleporttomap têm suas coordendas em tiras de
    mapa agora, não pixels (ajuste seus scripts de acordo, desculpe pela
    incoveniência)

  * GAME.EXE não mais deixa remanescente STACK.TMP no seu diretório TEMP

  * Se você tentar importar um arquivos HS que não é realmente um
    plotscript compilado, CUSTOM.EXE agora mostra uma mensagem de erro
    útil e levemente sarcástica ao invés de quebrar

  * Adicionada uma agradável barra de prontidão e barra de vida ao modo de
    batalha

  * Nomes e menus desaparecem após você vencer uma batalha, enquanto mostra
    a você suas vitórias e aumento de níveis

  * Mostrado o nome correto para "MP" na tela de seleção de magias

  * Bitset de inimigo "harmed by cure" não mais se aplica para absorção 
    de dano elemental

  * Corrigido o travamento quando se tenta disparar uma batalha aleatória
    de um conjunto de formação completamente vazio

  * Ataques podem agora ter qualquer status como "Base Stat" ou "Target
    Stat". O bitset "Damage MP" está obsoleto agora, mas ainda funciona
    para compatibilidade com versões anteriores

  * Novos bitsets de ataque: "Absorb Damage", "Do not Randomize",
    "Damage can be Zero", "Reset target stat to max before hit",
    "Allow cure to exceed maximum", "Do not display damage",
    "Show attack name", "Fail vs Elemental Resistance", e 
    "Fail vs Enemy Type"

  * Novos tipos de ataque que definem o alvo para uma porcentagem
    (projetado para magias próximas da morte, magias de cura total, magias
    que modificam status, etc.)

  * Corrigido um bug que poderia fazer o arquivo inchar quando pressionado
    PGUP e PGDN sob certas circunstâncias no editor de sprites

  * Checa corretamente por OHRRPGCE.MAS e OHRRPGCE.FNT e sai graciosamente
    se eles estiverem perdidos

28 de Maio de 2000

  * Adicionado o plotscript "After battle", que pode tomar um simples
    argumento que é verdadeiro se você venceu e falso se você correu
    da batalha

  * Telas capturadas com F12 são agora guardadas no mesmo diretório do
    arquivo RPG

  * Adicionada uma barra de progresso para carregar diretórios
    especialmente grandes

  * Agora os arquivos temporários são limpos corretamente quando você sai
    de um jogo e carrega outro

  * Corrigido o bug que às vezes fazia scripts interferirem uns nos outros
    (a introdução no Wandering Hamster funciona novamente)

  * Corrigido o bug que fazia veículos com velocidade 10 congelarem

  * Quando se ativa um NPC que muda tags, as mudanças de tags não mais
    tem efeito instantâneo, elas aguardam pela caixa de texto

  * Adicionadas funções plotscripting herodirection e NPCdirection

8 de Maio de 2000

  * Suporte a veículos! Marque seu mapa com tiras A e B no modo de paredes,
    então defina qualquer NPC para um dos tipos de veículos pré definidos,
    ou crie seus próprios tipos de veículos

  * HOWTO foi convertido de texto para html (com figuras!). Ainda há uma
    versão texto, baseada na versão html

  * Adicionados os comandos plotascript: dismountvehicle, iskeypressed,
    readmapblock, readpassblock, writemapblock, writepassblock

  * Comando plotscripting waitkeypress(anykey) agora retorna o valor da
    tecla pressionada

  * Adicionado um plotscript "After-Battle" no menu "general map data" que
    automaticamente envia verdadeiro/falso para seu primeiro argumento
    baseado em se você correu da batalha. Também feito o comando
    plotscripting retornar verdadeiro se você correr da batalha, falso se
    você vencer

  * Corrigido um bug que fazia o relógio do jogo parar se você estivesse
    jogando à meia-noite

  * Número máximo de tags é agora 999 ao invés de 500

  * Corrigido um bug que evitava que NPCs usáveis uma vez desaparecessem
    se eles não disparassem uma caixa de texto

  * Adicionado um botão "EXIT" para a tela de "Load Game" no GAME.EXE para
    benefício das pessoas qie não sabiam instintivamente pressionar ESC
    para sair de jogos DOS

  * Telas pegas pelo GAME.EXE com F12 são corrigidas agora para
    compatibilidade com o MS-paint ("grumble", resmungo)

  * Editor de sprites permite agora que você tenha 99 paletas ao invés de
    90

  * Ajustado o cálculo de aumento de nível, e corrigido o bug de
    experiência inicial para heróis adicionados aos níveis maiores que 1

  * Corrigido um bug no comando plotscripting "resume hero walls"

  * Corrigido um grande bug no comando de laço "while" para plotscripting.
    Agora é possível usar um laço while que repete mais de uma vez sem
    quebrar e queimar :)

  * Você pode dar a seu jogo um título longo e informação "about" (sobre)
    que vai ser mostrada ao invés do nome od arquivo quando procurar por
    arquivos RPG

31 de Janeiro de 2000

  * GAME.EXE agora mantém o curso de quanto você tem jogado o jogo.
    Isto é mostrado na tela de save/load ao invés do HP

  * Dias, horas, e minutos de jogo estão disponíveis para plotscripts
    através de funções plotscripting: dias de jogo, horas de jogo,
    minutos de jogo

  * Heróis e NPCs não são mais desenhados 5 pixels acima das tiras de mapa.
    Você pode agora definir um "Foot Offset" para cada mapa

  * Visualizador de arquivos agora lista arquivos em ordem alfabética
    (apenas pela primeira letra, por motivos de velocidade)

  * Arquivos BMP do tamanho e profundidade de bit errados agora são
    mostrados acizentados no visualizador de importação

  * O interpretador de plotscript é agora mais resitente a quebras por
    scripts ruins

  * Corrigido o brilho do cursor enquanto selecionando tiras no modo
    de tiras de mapa

  * Corrigido o menu de itens trocado no menu de gráficos

25 de Janeiro de 2000

  * reorganizado o menu principal, e colocadas todas as coisas relativas a
    gráficos em um submenu "Edit Graphics"

  * Você pode agora fazer tiras em um mapa causarem dano a seu herói quando
    você pisa nelas. Pressione H no modo de mapa de paredes para colocar
    as tiras de dano (dano padrão é zero)

  * A condicional "if-tag-set-tag" para caixas de texto pode agora definir
    duas etiquetas ao invés de apenas uma. Ao Fazer esta mudança, eu removi
    a condicional "If tag then stop", como ela era um tanto muito
    completamente inútil, e até onde eu sei ninguém nunca a usou. Se alguém
    por aí atualmente usava ela, desculpe-me pela inconveniência.

  * A ferramenta "airbrush" no editor de tira de mapa não mais pode
    entrelaçar sobre os cantos da tela e desordenar outras tiras

  * Yay! O editor de mapa no modo de mapa de parede não mais oscila em um
    caminho de tremor certo. Yay!

  * Eliminaos OHRRPGCE.ALL e OHRRPGCE.PAL. Estes arquivos não são mais
    necessários para rodar custom.exe

  * Corrigido o bug que resultava em dados corrompidos de mapa após deletar
    um mapa, e reparado Map 0 no novo jogo padrão

  * Corrigido um bug que poderia fazer CUSTOM.EXE travar enquanto exportava
    um arquivo HSI se você desse a algo um nome que terminasse com um
    número muito longo

  * Corrigidas algumas quebras no editor de coisas de loja

21 de dezembro de 1999

  * Re-corrigido o bug de scripts disparados de caixas de texto. Deja-vu!
    Eu poderia jurar que já tinha corrigido isto :P

19 de Dezembro de 1999

  * A sintaxe HamsterSpeak para matemática e comparação mudou. Se você
    tiver um script que utiliza o antigo estilo de comandos ele não
    vai compilar corretamente. Veja hamsterspeak.html e plotdictionary.html
    para detalhes

  * Adicionados os seguintes comandos plotscripting: getherostat,
    setherostat, set NPCspeed, suspendboxadvance, resumeboxadvance,
    advancebox, setheroframe, setNPCframe

  * Corrigidos bugs nos seguintes comandos plotscripting: addhero,
    swapouthero, swapinhero, lockhero, unlockhero

  * Variáveis globais de scripts agora são salvas em jogos salvos

  * Autodetecção e reparo de mapas corrompidos

  * Quando você cria uma nova caixa de texto, ela toma sua aparência
    padrão da caixa de texto 0

  * Você pode agora definir um nível padrão do herói para "Party Average"

  * Caracteres TAB agora são permitidos em plotscripts

  * HSPEAK.EXE agora funciona no DOS (de verdade desta vez :)

17 de Novembro de 1999

  * Corrigido o bug que riscava scripts das caixas de texto que deveriam
    dispará-los

  * Corrigido o bug no comando plotscripting "wait for hero"

  * Eu tive que restaurar meu código de uma cópia backup, e uns poucos
    comandos na infestada atualização de 12 de Novembro que não foram
    reimplementados, namely, findhero, swapspecifichero, setherostat, e
    getherostat

11 de Novembro de 1999

  * Reduzidos os requerimentos de memória convencional do GAME.EXE e 
    CUSTOM.EXE. Eu não estou feliz com a maneira com que tive que fazer
    isso, mas muitas pessoas estavam tendo erros de memória do DOS

10 de Novembro de 1999

  * Corrigido o bug em CUSTOM.EXE que às vezes fazia tiras de mapa animadas
    quebrarem o programa

  * Corrigido o bug que evitava que NPCs usáveis apenas uma vez
    desparecessem após você usá-los

09 de Novembrode 1999

  * Plotscripting!
    Para mais informações, veja plotscripttutor.html, plotdictionary.html
    e hamsterspeak.html. Eu também inclui a fonte para os plotscripts no
    Wandering Hamster assim você pode vê-los como exemplos

  * Corrigido o desagradável, porém simples bug que fazia GAME.EXE quebrar
    em mapas numerados acima de 39

  * CUSTOM.EXE agora executa algumas checagens em um arquivo RPG antes de
    salvá-lo para ajudar a prevenir corrupções

  * Suporte de controle que realmente funciona! Aperte J para clibrar a
    qualquer hora

  * Você pode agora ligar caixas de textos sem ir na tela de condicionais

  * A tela de condicionais para caixas de texto é agora muito mais fácil
    de olhar:
    Condições desabilitadas são escurecidas
    Condicionais "Always" (sempre) aparecem em azul
    Condicionais normais aparecem em marrom

  * Saindo, ou morrendo em batalha agora leva você de volta para a tela de
    título, não fazendo todo o percurso para a tela de seleção de jogo

  * Você pode fazer seu mapa mostrar uma tira padrão além de suas bordas
    ao invés de usar a câmera para ceifar os cantos. Desta maneira você
    pode ter um mapa onde seu herói está sempre no centro da tela, não
    importando quão perto você chegue aos cantos

  * Você pode fazer seu mapa entrelaçar nos cantos, assim se você andar
    para fora de um lado, você automaticamente vai para o outro lado.
    Grande para mapas do mundo! (NPCs não entrelaçam)

  * GAME.EXE agora mostra uma mensagem de erro ao invés de travar se ele
    não puder encontrar OHRRPGCE.MAS ou OHRRPGCE.FNT

  * Itens consumáveis que disparam caixas de texto são realmente consumidos
    agora

  * Você pode dar nomes para seus mapas. Estes nomes podem ser opcionalmete
    exibidos quando você entra em um mapa, e o nome do mapa onde você
    salvou será exibido nas telas de salvar/carregar
    (seus mapas existentes podem começar com nomes incoerentes que você
    terá que substituir. Isto não afeta novos mapas)

  * Se você usar "hero swapping" para remover todos os heróis vivos de um
    grupo, deixando um grupo ativo de heróis todos mortos, um deles vai
    automaticamente voltar à vida com 1 HP

  * Quando CUSTOM.EXE encontra e tenta recuperar dados despedaçados, ele
    vai salvá-los com uma extensão .BAK ao invés de sobrescrever o arquivo
    RPG existente

  * Conferidas correções de bugs menores/frívolos/gratuitos que você não
    vai saber

26 de Agosto de 1999

  * Reparado um bug no despedaçamento (unlumping) de arquivos RPG

  * Eliminado o atraso após caixas de texto (realmente ele foi apenas
    amplamente reduzido)

  * Melhorado o editor de sprite embutido e o editor de tiras de mapa
    embutido. Obrigado a IronHoof por ambos

  * Conferidas várias correções de bugs pequenos

08 de Julho de 1999

  * Corrigido o bug da versão de 5 de Julho que fazia GAME.EXE quebrar
    quandovocê tentava salvar. Eu não posso acrditar que deixei este
    deslize passar por mim! Argh!

  * Corrigido um problema que algumas pessoas tinham com etiquetas
    "Do I have this item?"

  * Uma nova característica foi adicionada a várias partes do CUSTOM.EXE
    que permite você deletar todos os registros após o registro atual. Por
    exemplo, arquivos RPG criados com versões antigas do custom.exe possuem
    999 caixas de textos, mesmo que você não tenha colocado nenhum texto
    em nenhuma delas. Apagando os dados extras você pode corrigir o
    problema que algumas pessoas experimentam com heróis indefinidos,
    inimigos ou itens sendo preenchidos com cópias do último herói/inimigo/
    item que você fez. Isto pode insignificantemente reduzir o tamanho do
    seu arquivo RPG.
    Para usar esta característica, encontre o último registro (último
    herói, caixa de texto, último qualquer coisa) e pressione
    CTRL+BACKSPACE. Isto funciona para:
    -caixas de texto
    -dados de herói
    -dados de item
    -dados de inimigo
    -dados de ataque
    -formações de inimigos
    -conjuntos de tiras de mapa
    -telas de fundo importadas
    -todos os gráficos de sprite
    -lojas

  * Definições máximas de inimigos aumentou de 500 para 32767
    Definições máximas de ataque aumentaram de 200 para 32767
    Formações máximas de inimigos aumentaram de 1000 para 32767
    Conjuntos máximos de tiras de mapa aumentaram de 15 para 32767
    Conjuntos máximos de de lojas aumentaram de 255 para 32767
    Máximo de todos os tipos de sprite aumentaram para 32767
    (perceba que fazer 32767 sprites de herói é uma coisa estúpida, porque
    o limite para heróis ainda é 40, e vai permanecer 40 no futuro)

05 de Julho de 1999

  * Se você comprar/alugar qualquer coisa em uma loja e lá não restar nada,
    você é expulso da loja (ao invés de dar a você um suprimento grátis
    ilimitado so primeiro item)

  * Você pode fazer um item chamar uma caixa de texto quando usado. Um
    "when used outside of battle" positivo ainda é um ataque, mas um valor
    negativo agora representa uma caixa de texto

  * Procurar por arquivos no CUSTOM.EXE não mais quebra sob DOS real

  * GAME.EXE não mantém mais todos os seus arquivos .SAV em seu próprio
    diretório. Arquivos .SAV agora pertencem ao mesmo diretório dos
    arquivos .RPG com os quais vão junto

  * Captura de tela (F12) funciona novamente

21 de Junho de 1999

  * Corrigido o bug que deletava o cursor do mose para algumas pessoas.
    Pessoas que já tinham este problema em seus arquivos RPG precisam ir
    no editor de fontes e pressionar CTRL+ALT+F para recarregar a fonte
    padrão

18 de Junho de 1999

  * Corrigido o _outro_ bug no cálculo de aumento de nível.
    Você agora vai ter o status correto no nível 99

  * Nomeação de etiquetas -- Você pode dar descrições para suas etiquetas
    para ajudá-lo a lembrar o que cada uma significa

  * Segundo "Check" (checagem) e segundo "Set" (ajuste) de etiquetas nos
    dados do item agora aplicam-se a venda de itens ao invés de compra de
    itens

  * Escolha Save Changes/Discard Changes foi substituída com Continue
    Editing/Save Changes/Discard Changes para benefício das pessoas que
    ficavam disparando alegremente a tecla ESC

  * GAME.EXE não mais quebra se você iluminar "CANCEL" enquanto seleciona
    uma magia para jogar e pressiona esquerda ou direita

  * O editor de mapa não mais quebra quando colocando portas em um mapa
    de número 20 ou maior

  * Novas tiras de mapa animadas! As últimas duas tiras em um conjunto NÃO
    se animam automaticamente. Em vez disto, você precisa criar padrões de
    animação. Veja o HOWTO.TXT (comofaze.txt) para detalhes.

  * GAME.EXE pode agora visualizar arquivos RPG em qualquer diretório
    (visualizar outros drives ainda não é suportado)

  * Usuários de windows podem agora associar arquivos RPG com GAME.EXE e
    rodar qualquer jogo apenas clicando duas vezes sobre ele

  * CUSTOM.EXE pode visualizar arquivos BAM e arquivos BMP de qualquer
    diretório. Você não tem mais que mantê-los todos no subdiretório
    IMPORT (visualizar outros drives ainda não é suportado)

  * O bug de travamento no editor de loja foi corrigido

  * Você pode dar nomes descritivos para arquivos BAM após importá-los

  * Um editor de fontes embutido!

  * NPCs ajustados para "Chase" ou "Avoid" não mais oscilam

  * Senhas são armazenadas de uma maneira mais segura

  * Você pode agora adicionar até 32767 caixas de texto ao invés de apenas
    999

  * O editor de diálogo permite a você pular para qualquer caixa de texto
    digitando seu número

  * Modo de depuração de etiquetas no GAME.EXE. Aperte F4 para habilitá-lo,
    e + e - para rolar através das etiquetas

  * Você pode designar etiquetas para serem definidas automaticamente
    quando um herói está no seu grupo, é o líder, está vivo, ou está
    atualmente em seu grupo ativo

  * Você pode designar etiquetas para serem definidas automaticamente
    quando você possui ao menos um de um item em particular, possui aquele
    item em seu inventório, possui aquele item equipado, ou possui aquele
    item equipado em um herói que você está usando atualmente

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