Tiras de mapa animadas

From OHRRPGCE-Wiki
Jump to navigation Jump to search

Em versões anteriores, as últimas duas tiras em um conjunto de tiras se articulavam magicamente, criando animação simples. Isto não funciona mais. O novo sistema para animar tiras de mapa é muito mais complicado, mas os resultados são muitíssimo bacanas.

Agora é possível animar várias tiras diferentes, em dois padrões possíveis para cada conjunto de tiras.

Selecione "Edit Maptiles" no menu de gráficos, e escolha um conjunto de tiras.

Animtile-tileset.png

Selecione "Define Tile Animation".

Animtile-animedit.png

Você tem as escolhas de animar conjunto 0 e aniomar conjunto 1. Cada um pode ser aplicado a diferentes séries de tiras, e cada um pode ter seu próprio padrão. Por exemplo, Eu gosto de usar o primeiro conjunto de animação para uma rápida articulação entre duas tiras para ter aquele efeito "flicker" (oscilação) ou "twitch" (contração). Eu normalmente uso o segundo conjunto de animação para rodar através de três ou mais tiras para ter um visual "pulsing" (pulsante) ou "waving" (ondulado).

Animtile-menu.png

Começe por selecionar "Set Animation Range".

Você vai agora ver seu conjunto de tiras inteiro, com todas as tiras escurecidas exceto as três linhas abaixo. As tiras acizentadas não estão disponíveis para animação. As tiras claras podem ser animadas. Usando as setas, você pode mudar o alcance das tiras animáveis. Tente.

Animtile-range.png

Depois selecione "Set Animation Pattern".

O padrão de animação é uma espécie de script simples que mostra como suas tiras animadas devem se mover.

Agora mesmo, o que você deve ver no padrão de animação é:

	right 1
	wait 3
	left 1
	wait 3
	end of animation

Animtile-script.png

Com este padrão, sua tira se torna a tira a sua direita, espera mais três tiques, torna-se a tira original novamente, espera três tiques, e repete. Desta maneira, sua tira altera-se entre duas figuras a cada três tiques em um padrão A, B, A, B, A, B...

Pressionando-se ENTER sobre qualquer dos passos, você pode mudar sua "Action" e "Value". O significado de cada ação possível é como segue:

Action=End of animation
- A animação vai começar de novo do começo.
Action=Up
- A tira vai parecer como a tira sobre ela. O valor=# determina quão longe. Normalmente você vai usar apenas 1.
Action=Down
- A tira vai parecer como a tira "value" espaços sob ela.
Action=Right
- A tira vai parecer como a tira "value" espaços para sua direita.
Action=Left
- A tira vai parecer como a tira "value" espaços para sua esquerda.
Action=Wait
- A tira vai manter sua figura atual por "value" tiques. (Eu estimaria que existem em torno de 12 tiques em um segundo).
Action=If tag do rest
- a etiqueta especificada por "value" é checada, e se ela não for verdadeira, a animação retorna para o começo.

Você pode querer tentar alguma coisa caprichosa:

	wait 2
	right 1
	wait 2
	right 1
	wait 2
	left 1
	wait 2
	left 1
	end of animation

Fazendo a tira animada ir em um padrão A, B, C, B, A, B, C, B, A...

Há um limite para o quão complexa sua animação pode ser. Apenas oito passos (não contando o "end of animation").

Volte ao menu anterior, e selecione "Test Animation".

Aqui você vai ver três linhas de tiras de mapa. Estas são as mesmas tiras que você selecionou sob "Set Animation Range".

Animtile-test.gif

Mova o cursor em volta para ver uma prévia de como cada tira irá parecer quando animada.

O último passo é fazer as tiras no seu mapa se animarem.

Volte para o menu principal , e selecione "Edit Map Data". Escolha seu mapa, e vá no modo "Edit TileMap". Coloque seu cursor sobre uma tira que você quer animar e pressione "1".

A tira deve começar usando o padrão de animação que você acabou de definir. Se você quiser uma tira parar de animar-se, pressione 1 novamente. Pressione 2 se você quiser que uma tira começe ou pare usando o segundo conjunto de animação.

Se sua tira não estiver fazendo nada, há várias coisas que podem estar erradas:

  • Seu padrão de animação está em branco.
  • Você não colocou nenhuma ação "Wait" em seu padrão. Sem esperas, a animação acontece tão rápido que ela não é exibida na tela.
  • A tira que você está tentando animar não está na "Animation Range". Apenas as tiras na série que você escolheu podem ser animadas. Volte, e mova sua série.

Então o que faz se você tiver um grupo inteiro de tiras para animar? Você tem que pressionar "1" em todas e cada uma delas ? Não. Apenas coloque seu cursor sobre uma delas, segure CTRL e pressione "1". Toda simples tira no mapa que parece exatamente como aquela que estava sob o cursor vai começar a se animar. Isto é muito útil se você for como eu, e diverte-se fazendo oceanos inteiros se animarem.

COMOFAZE