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From OHRRPGCE-Wiki
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Por: Thiago Carvalho Bayerlein ogaiht_cb@yahoo.com.br

APRESENTAÇÃO[edit]

O OHRRPGCE é um conjunto de programas para o desenvolvimento de jogos de RPG originalmente baseado em DOS. Os programas utilizados são software livre, logo você pode baixar o código fonte e alterá-lo se quiser. Porém, o programa é muito bom no ponto em que está (pois tem sido desenvolvido e alterado desde 1998), e permite um alto nível de complexidade nos jogos.
O programa é fácil e completo (porém, fazer qualquer jogo ainda exige um certo trabalho). Qualquer um pode contribuir com a documentação já que está em uma página wiki (de rápida edição). Mas por favor, só coloque informações úteis aqui (nada de spam). Abaixo segue um resumo do pacote de programas. Os arquivos traduzidos estão no portbras.zip, caso você queira baixá-los, mas não vão ser atualizados graças ao novo sistema wiki das páginas. Sinta-se à vontade para corrigir quaisquer erro nas traduções e atualizar o material quando for conveniente.

Rápida explicação sobre o wiki[edit]

O sistema é o seguinte:

  • A página que você acessa é a "article". Ela contém a informação útil que você procura (tutoriais, usuários, etc).
  • A aba ao lado é a "discussion", que serve para os usuários discutirem sobre o conteúdo da página (é aqui que você pode colocar suas dúvidas para alguém responder). No caso de usuários, esta página é chamada "talk". É melhor usá-la quando desejar fazer alguma pergunta a um usuário específico (no caso da documentação em português, eu).
  • A terceira é a "edit". Clique nela para editar as páginas. Lembre-se que você só pode editar livremente as páginas de Discussão das matérias e a "talk" dos usuários, quando tiver dúvidas. As páginas com artigos só devem ser alteradas quando houver informação útil a ser inserida.
  • Para localizar usuários e visualizar as últimas alterações, clique em "Recente changes" ao lado na caixa de navegação. Quando alguém não cadastrado fizer alterações, o lugar do nome ficará vazio ou com um número de IP.


TERMOS E PROGRAMAS DO OHRRPGCE[edit]

O.H.R.RPG.C.E - Official Hamster Republic RPG Construction Engine. O nome é um pouco longo, mas quer dizer algo como Máquina de Construção de RPG da República Oficial dos Hamsters. RPG é a abreviatura de Role Playing Game ou Jogo de Interpretação de Papéis, um jogo que nasceu nos tabuleiros, e nenhuma versão de videogame é capaz de superar em realismo (porém, supera em outros aspectos). O sistema foi baseado em Final Fantasy (os primeiros).

CUSTOM - O programa principal do pacote. Com ele você faz os gráficos (menos os de tela cheia, tem que ser importados), caixas de texto, heróis, inimigos, mapas e tudo mais. Ele possui até um editor de fontes embutido. E mesmo sendo em DOS, suporta o mouse. Leia o COMOFAZE para aprender a utilizá-lo.

GAME - Este é o programa que executa os jogos. Uma coisa legal sobre ele é que, se ele tiver o nome de um arquivo .rpg (arquivo de jogo) ele o abre automaticamente. Caso contrário, ele lhe permite escolher o arquivo.

HSPEAK - Um compilador de linha de comando para compilar os scripts. Ele traduz o texto em código binário para que GAME.EXE possa interpretá-los e executá-los nos jogos. Leia a Especificação para saber sobre as peculiaridades e utilização.

SCRIPTS - Um script (roteiro, por assim dizer) é a parte de programação do jogo. Ele lhe permite mover os heróis sozinhos, mostrar telas de fundo, mostrar textos e tudo mais. Nada mais é do que um arquivo de texto puro, podendo ser escrito no bloco de notas, edit ou outro editor qualquer.

PLAYBAM - Um programa para tocar as músicas que podem ser usadas nos jogos, que tem a extensão .bam. O CUSTOM.EXE e o GAME.EXE obviamente também tocam este formato, e o CUSTOM permite você ouvir a música antes de importá-la. OBSOLETO, utiliza-se midi agora.

NOTATE - Um programa para criar músicas .bam. Não entende nada de música? Tudo bem, o programa é fácil de usar, mas requer alguma paciência no começo. Leia o Notate. OBSOLETO, utiliza-se midi agora.

MIDI2BAM - Não está a fim de fazer músicas? O MIDI2BAM converte músicas MIDI para o formato BAM, permitindo que você use outras músicas ou use as suas, se você já trabalha com produção de MIDIs. Algumas músicas não ficam muito boas, mas você pode desligar algumas faixas. Os comandos estão em Midi para BAM. OBSOLETO, utiliza-se midi agora.

.HSS - Hamster Speak Script. Script versão texto para ser compilado pelo HSPEAK.

.HS - Hamster Script (ou Hamster Speak). É o arquivo binário do script, que pode ser importado no CUSTOM.

.HSD - Hamster Speak Definition. É um arquivo padrão para scripts, contém as definições de funções e constantes. Inclua ele em seu script e poupará muito tempo de digitação (abra-o no bloco de notas e entenderá o que digo)

.HSI - Hamster Speak Include. O CUSTOM pode exportar um arquivo nomejogo.hsi, que contém as constantes de seu jogo para serem usadas em seu script.

.BAM - Bob's Adlib Music. O formato de música utilizado até a Hasta-la-QB. Agora o midi é o formato padrão (e se não me engano, aceita outros formatos também (mp3), mas aqui não funciona, só para os efeitos sonoros em ogg).

.NOT - Arquivo de música para ser aberto no NOTATE. Depois que o exporta como BAM, você não pode abrir no NOTATE (mas o arquivo .not ainda existirá). OBSOLETO.

.OHF - Official Hamster Font. Arquivo de fonte que pode ser importado e exportado pelo CUSTOM.

OUTRAS EXTENSÕES - arquivos de uso interno dos programas. Não mexa neles.


PALAVRAS COMPLICADAS[edit]

Alguns termos da documentação são um pouco complicados de traduzir e aparecem bastante. Aqui vai uma explicação um pouco mais detalhada:

Sprite - Os gráficos que se movimentam em um jogo qualquer, como um personagem andando no mapa

Array - Vetor, em programação. Uma sequência qualquer de dados (caracteres, números, etc). Vetor também é conhecido como uma matriz de uma única dimensão.

Tile - Ladrilhos, telhas. Eu ouvi o termo tira em algum lugar e usei. Tile, aqui, significa um pequeno pedaço do mapa, com tamanho de 20x20 pixels. Com vários deles, você monta o mapa.

Slot - É uma posição, um lugar onde se coloca algo. É usado em geral para indicar as posições de salvamento dos jogos.

String - Diretamente, é um array de caracteres.

Bitset - Definição de bit. São variações de ataques, personagens, etc, para uma melhor personalização. Por exemplo, um bitset que faz um personagem ser resistente ou vulnerável a determinado tipo de ataque

NPC - Non Player Character, personagem não-jogável. Quem joga RPG já conhece bem. São todos os personagens que não são os do jogador.


DICAS SOBRE OS JOGOS[edit]

Todos os jogos produzidos são seus para distribuir como quiser, inclusive através de venda (se encontrar compradores), e devem estar sob licença própria. Eu andei reparando que os jogos no site oficial são apenas links para onde eles realmente estão, logo, você vai ter que arranjar um lugar para colocá-los. O Castle Paradox (veja na seção community do site) hospeda alguns jogos, muitos sem atalho na Hamster Republic. Agora, se você possui um site, coloque seu jogo nele e um link no site do OHRRPGCE.

Outros Arquivos[edit]

Fique à vontade para adicionar ou atualizar a documentação abaixo. Ela é referente aos arquivos que vêm (ou vinham) junto com o programa (mas está defasada).